Mapas mentais - Informações, dicas de livros e software gratuito

Olá pessoal,

Para quem se interessa em saber mais sobre o tema "mapas mentais", assunto que abordamos brevemente na aulas de AD1, seguem algumas informações e dicas.
Os Mapas Mentais, de acordo com a Consultoria LNK, apresentam assuntos e projetos em formato estrutural, diferentemente da forma convencional de fazer anotações. Ao lembrarmos formas cores e estruturas, estaremos fornecendo pistas necessárias à nossa memória para que ela recupere as informações que desejamos, porque estamos usando os dois lados do cérebro nesta operação. Técnicas semelhantes foram usadas por Einstein, Churchill, Leonardo da Vinci, Charles Darwin e Walt Disney.
O criador do método dos mapas mentais, Tony Buzan, possui dois livros publicados na língua portuguesa, os quais podem facilitar muito o entendimento desta técnica, eles podem ser encontrados nas principais livrarias virtuais e físicas. São eles:


Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade cerebral); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. (Wikipédia)


Nos livros o autor Tony Buzan aborda em detalhes o processo de criação dos mapas mentais, dá exemplos e os passos para sua elaboração.
Os mapas mentais são definidos por Tony Buzan como métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Ele ainda afirma que é um sistema definitivo de pensamento que transformará sua vida.
Os mapas mentais podem ser utilizados para inúmeros fins, para resolver problemas de decisão, para estudar para provas e concursos, para conhecer melhor um problema, entre outros.


Conforme citei na aula de ontem existem ferramentas computacionais grátis que auxiliam neste processo,  como é o caso do XMind é um software gratuito para a elaboração de mapas mentais. Você deve criar uma conta no site, fazer o download e instalar o software no seu computador. Há versões para Windows, Mac, Debian/Ubuntu.
No site de Informática Educacional, Ciências e  Meio Ambiente, Miriam Salles, explica o processo e o funcionamento do software em detalhes: CLIQUE AQUI

Para acessar o software XMind: CLIQUE AQUI

Para fazer o download gratuito de 1 capítulo do livro “MAPAS MENTAIS – Enriquecendo Inteligências”: CLIQUE AQUI

Abaixo um exemplo de mapa mental sobre o tema central "Mapa Mental"




Por: Patricia Guarnieri

Comentários