Ferramentas de pesquisa que podem otimizar as tarefas dos pesquisadores (iniciantes ou não) - Indicação do Portal Escrita Científica da USP

Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos tem por objetivo auxiliar na formação de escritores de artigos científicos por meio de oferecimento de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos (teses e artigos), ferramentas de apoio à escrita, gerenciamento de referências e editoração etc.


O site possui diversos recursos muito úteis para pesquisadores que auxiliam na escrita de trabalhos acadêmicos, sejam estes, artigos, monografias, dissertações ou teses. Indico que acessem e naveguem pelo site e conheçam essas ferramentas que podem auxiliá-los a poupar um tempo precioso! 

Destaco aqui as ferramentas anti-plágio, que apresentam softwares gratuitos para a checagem de plágio, prática totalmente inaceitável no meio acadêmico e considerado crime. Dentre as ferramentas listadas no site Escrita Científica, indico o "Farejador de Plágio", que foi adquirido pelo Plagiarism Combat (para baixar a versão gratuita CLIQUE AQUI). 
Utilizo esta ferramenta desde 2008 (era a primeira versão), agora já está na 15a. versão, ela permite a adequação do rigor das buscas por número de palavras, por exemplo. Além disso, permite que você carregue o texto em word ou pdf, e o site gera um texto com os trechos que foram plagiados, sublinhados, indicando a fonte original. Esse site possui uma versão gratuita para download (mais restrita) e há a opção de pagar o registro (apenas R$19,90), a qual é completa.  
Os demais indicados, requerem que você copie e cole o trecho para checar o plágio, o que dá mais trabalho. Ademais, há alguns sites que limitam a quantidade de trechos que você pode checar por dia. Essas ferramentas são essenciais para quem é professor e também para alunos que estão escrevendo seu trabalho de conclusão de curso ou artigo e querem se certificar de não incorrer em plágio. Publiquei acerca de Plágio há alguns meses aqui no blog, CLIQUE AQUI para checar os principais tipos de plágio. 

Para acessar CLIQUE AQUI

As ferramentas de gerenciamento bibliométrico também são extremamente úteis para inovar na apresentação dos dados encontrados em revisões da literatura, permitindo a criação de mapas. Indico também a utilização para este fim de nuvens de palavras, a fim de substituir os tradicionais gráficos e tabelas.

Para acessar CLIQUE AQUI

No site, vocês podem encontrar também ferramentas de pré-processamento de textos, as quais Fornecem ajuda para a fase de geração de idéias e compreendem os editores gráficos de redes de notas, os editores gráficos de estrutura em forma de árvore e os outliners textuais que permitem expandir ou esconder os diferentes níveis de organização de um texto.

Para acessar: CLIQUE AQUI

As ferramentas de pós-processamento de textos são destinadas a melhorar a qualidade do texto e compreendem ferramentas para checagem de estilo, corretores ortográficos e gramaticais, ferramentas estatísticas, corretores de erros mecânicos e avaliadores da inteligibilidade de textos para um dado público alvo. Além disso, há várias ferramentas que avaliam a estrutura de um texto já pronto, por exemplo, um resumo, indicando os componentes deste, para o usuário checar com a estrutura esperada para o texto.

Para acessar: CLIQUE AQUI

Outra ferramenta essencial para um pesquisador, seja iniciante ou avançado, é a de gerenciamento de referências.  Elas permitem gerenciar todos os seus arquivos (artigos, livros e outros materiais), permitem a organização em pastas, busca em todos os campos do arquivo, edição, fichamento e, uma das funções na minha opinião, mais úteis: incluem automaticamente as citações e referências completas de acordo com o estilo desejado (ABNT, APA, IEEE, Chicago, Vancouver, entre várias outras). É muito comum que escrevamos nosso trabalho com um estilo, e depois quando vamos submeter o artigo para algum periódico, temos que alterar o estilo de referências. Essa tarefa é árdua quando realizada manualmente, e toma um tempo precioso dos pesquisadores. Estes softwares permitem que a alteração seja feita de forma simples e rápida, simplesmente se alterando o estilo, o que nos poupa muito tempo. 
Eu pessoalmente, gosto muito do Mendeley, é o que uso desde 2011. É gratuito, e fornece um espaço na nuvem para que tenhamos um backup de tudo o que fizermos na plataforma no computador. Desde 2012 tenho ministrado oficinas na UnB ensinando o uso do Mendeley e disponibilizo aqui o TUTORIAL MENDELEY que elaborei, com base nos slides padrão fornecidos pelos desenvolvedores. Ao final indico o Blog de Metodologia Científica do Prof. Dr. Edmar Stieven Filho da UFPR, no qual ele disponibiliza 14 vídeos para ensinar o uso do Mendeley e de outras ferramentas super úteis para pesquisadores. 

Para acessar todos os softwares de gerenciamento de referências indicados pelo Portal Escrita Científica CLIQUE AQUI

No Portal Escrita Científica há ainda à disposição diversos tutoriais para facilitar a vida dos pesquisadores.

Para acessar CLIQUE AQUI

Em materiais bibliográficos, vocês podem encontrar as principais bases científicas, dicionários, livros, normas técnicas, entre outros.

Para acessar CLIQUE AQUI

Em materiais didáticos, os criadores e editores do site disponibilizam cursos e palestras sobre temas muito relevantes.

Para acessar CLIQUE AQUI

E ainda, há a possibilidade de realizar cursos online (EAD) sobre como produzir artigos científicos de alto impacto. 

Para acessar CLIQUE AQUI

Enfim, indico aos meus alunos de graduação, pós-graduação, parceiros de pesquisa e colegas a utilização do Portal Escrita Científica, a fim de adquirir novas habilidades em ferramentas de pesquisa que podem facilitar, consideravelmente, o desenvolvimento de nossas tarefas e nos auxiliar a produzir melhores textos científicos.

Por: Patricia Guarnieri 

Comentários