Sobre o GEALOGS

Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management 

Sobre: 

O GEALOGS busca incentivar a participação ativa dos discentes e docentes da UnB e de outras instituições com o intuito do aprofundamento teórico e prático no que tange a estudos avançados de Logística e Supply Chain Management (SCM). O GEALOGS é vinculado ao departamento de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, pertencentes à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas e ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, vinculado à Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília. O GEALOGS iniciou suas atividades em 2012, sob liderança da profa. Patricia Guarnieri. 

Link do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: CLIQUE AQUI

Líder do grupo: 

Profa. Dra. Patricia Guarnieri  (UnB/DF) – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Pesquisadores: 

Profa. Dra. Silvia Araújo Reis – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Dra. Lúcia Helena Xavier (CETEM/RJ) – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Dra. Regina Negri Pagani (UTFPR/PR) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Prof. Dr. Fabricio Oliveira Leitão (UnB/DF) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Dra. Vanessa Cabral Gomes  (UnB/DF) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Dra. Solange Alfinito (UnB/DF) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Prof. Ms. Jorge Alfredo Cerqueira Streit   (UnB/DF) – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Dra. Amanda Cristina Gaban   (UnB/DF) – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Dra. Joelma Kremer (IFSC/Ministério da Educação) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Giovanna Megumi Ishida Tedesco (IFB/DF) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Profa. Ms. Bárbara de Oliveira Vieira (UnB/DF) – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Prof. Ms. Gustavo Yuho Endo (Unoeste/SP e UTFPR/PR) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Warley Henrique Silva  (UnB/DF) -  Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Renato Rocha Dias Santos (Ministério da Agricultura/DF)  – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Max Leonardo Mendonça da Silva (UFRJ/RJ) – Link para o lattes: CLIQUE AQUI

Daniel Soares de Souza (IFB/DF) - Link para o lattes: CLIQUE AQUI


Egressos: 


Objetivo 

O objetivo do GEALOGS é aprofundar os estudos em logística e SCM, de forma a conduzir pesquisas, cujos resultados sejam artigos científicos a serem submetidos aos principais eventos e periódicos das áreas de Administração, Agronegócios e Engenharia de Produção. Dessa forma, contribuindo para a produção acadêmica das áreas citadas e capacitando discentes para o mercado de trabalho e para a pós-graduação, além de integrar as pesquisas dos docentes participantes, provenientes da UnB e outras instituições. 

Linhas de pesquisa: 

1) Logística de Suprimentos: processamento de pedidos, seleção de fornecedores, terceirização logística, contratos de compra, tecnologias aplicadas a suprimentos, gestão de estoques, análise de decisões aplicada à logística de suprimentos. 

2)Logística de Distribuição: Centros de distribuição, estratégias em armazenagem, canais de distribuição, modais de transporte, tecnologias aplicadas à distribuição, operadores logísticos, terceirização logística, plataformas logísticas, análise de decisões aplicada à logística de distribuição. 

3)Logística Reversa: Logística reversa de pós-venda e pós-consumo, parcerias na logística reversa, PNRS, logística reversa e ferramentas de Pesquisa Operacional, aspectos financeiros e econômicos na logística reversa (contabilidade ambiental), análise de decisões aplicada à logística reversa, operadores logísticos, licitações sustentáveis abrangendo critérios de logística reversa. 

4)Logística e Compras Públicas: Gestão da logística pública, compras públicas, compras sustentáveis, governança em compras públicas, gestão de riscos em compras públicas, compras centralizadas, compras compartilhadas. 

5)Supply Chain Management - SCM: parcerias com fornecedores, parcerias com clientes, relacionamentos colaborativos, governança, análise de decisões aplicada à SCM, SCRM - gestão de risco no gerenciamento da cadeia de suprimentos, gestão de projetos no SCM, Sustainable SCM (Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável). 

6) Economia Circular: Transição da Economia Linear para a Economia Circular, Barreiras para a adoção da Economia Circular; Priorização de estratégias de Economia Circular com base na abordagem MCDA, Institucionalização da Economia Circular; Economia Circular no Setor Agroalimentar, Economia Circular de Embalagens; Economia Circular no setor de Cosméticos; Economia  Circular no Setor da Moda/Fashion; Economia Circular no Setor de Equipamentos Eletroeletrônicos; Food Waste e Economia Circular.

Resultados esperados: 

Pretende-se com o decorrer das atividades, fomentar a elaboração de artigos científicos em tópicos avançados de logística e SCM, os quais poderão ser submetidos e apresentados em eventos e periódicos nacionais e internacionais na área de Administração e áreas afins. 

Além disso, pretende-se capacitar recursos humanos para a iniciação científica, a pós-graduação em Administração, Agronegócios e Engenharias.