Laboratório de Jogos de Empresas

Apresentação:

Trata-se de um projeto de extensão denominado Laboratório de Jogos de Empresas, o qual ocorre com a utilização de simulador empresarial, em parceria com a Coordenação do Brasil do Global Management Challenge (GMC), a qual é uma competição mundial envolvendo jogos de empresas. No laboratório de jogos de empresas ocorre a orientação relativa a etapas e dinâmica de jogo de empresas; técnicas de análise de dados; análise de relatórios gerenciais; relação entre tomada de decisão e resultados alcançados.
O laboratório de jogos de empresas propicia a oportunidade do discente trabalhar em equipe, em um ambiente desafiador por meio da simulação empresarial, mas ao mesmo tempo acolhedor por meio da interação entre docentes e discentes, a fim de aliar a teoria à prática empresarial. É importante ressaltar que esse projeto do Laboratório de Jogos de Empresas ocorre desde 2016, no Departamento
de Administração da Universidade de Brasília, o qual foi formalizado por meio da disciplina de Estudos e Pesquisas em Administração (EPA), que obteve a participação de 60 alunos e 8 professores do curso de Administração (Patricia Guarnieri - coordenação, Catarina Odelius, Carlos Denner, Aldery Silveira Jr, Rafael Barreiros Porto, Edgar Reyes Jr., Elaine Rabelo Neiva e João Carlos Neves de Paiva), em parceria com a coordenação no Brasil do Global Management Challenge (GMC), por meio do Sr. Marcelo Egéa.


Objetivos:

• Desenvolver competências para tomada de decisão relativas a gestão de empresas, com o uso de
simulador;
• Preparar os alunos na identificação de elementos organizacionais a serem considerados para tomada de decisão, vislumbrando consequências das decisões adotadas;
• Possibilitar a participação em competição nacional e, de acordo com os resultados obtidos, em competição internacional (GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE);
• Permitir a interação entre professores e alunos.

Justificativa:

Considera-se relevante integrar ao processo de educação tradicional com aulas expositivas, a educação vivencial que possibilita que o discente integre os conhecimentos apreendidos em sala de aula por meio da educação tradicional à aplicação prática (SAUAIA, 1997).
O laboratório de jogos de empresas propicia a oportunidade do discente trabalhar em equipe, em um ambiente desafiador por meio da simulação empresarial, mas ao mesmo tempo acolhedor por meio da interação entre docentes e discentes, a fim de aliar a teoria à prática empresarial.
Julga-se importante não limitar a participação de docentes e discentes, considerando somente os do curso de Administração, pois sendo um projeto multidisciplinar, é extremamente relevante a agregação de conhecimentos de docentes e discentes de outros cursos como Contabilidade, Economia, Engenharia de Produção, Gestão de Agronegócios e Gestão de Políticas Públicas, entre outros.
Desta forma, considera-se relevante oportunizar a participação dos alunos da Universidade de Brasília no laboratório de jogos de empresas, a fim de adquirir competências e um diferencial competitivo que pode ser obtido com a prática empresarial, embasada nos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Dinâmica do projeto:

Primeiramente serão realizadas palestras sobre os assuntos abrangidos pela competição e que demandam conhecimento para a tomada de decisão por parte dos alunos, são eles: Gestão de Pessoas (remuneração, contratação); Finanças; Custos de Produção; Administração da Produção; Logística; Marketing; Estratégia e Gestão Ambiental.
Posteriormente em Julho e Agosto de cada ano, os alunos se inscreverão e formaremos as equipes que serão inscritas no Global Management Challenge, a participação dos alunos ocorrerá ao longo do semestre, com rodadas sucessivas de decisões e feedbacks às equipes que passem nas etapas da competição.

Cada equipe terá um docente como orientador, no entanto toda a equipe de docentes incluída no projeto atuará dando suporte ao discentes em suas respectivas áreas de atuação.
Os contatos entre alunos e professores serão feitos por meio de:
a) reuniões presenciais para esclarecimento de dúvidas com todos os participantes;
b) com o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
c)Atendimento individual ou por equipes para esclarecimento de dúvidas e, 
d) realização de orientações e acompanhamento feito pelos professores, em horários previamente agendados entre professores e alunos, quando necessário.

Professores das diversas áreas de conhecimento, estarão acessíveis durante todo o período de simulação, dando orientação quanto a questões/decisões que serão demandadas ao longo das atividades, independentemente de os alunos integrarem suas equipes.
Todas as equipes participarão das atividades de: treino, primeira rodada do GMC e avaliação final por parte dos professores participantes.
O resultado obtido pelas equipes poderá definir a participação na segunda rodada da Competição Nacional e, de acordo com resultados comparativos das inúmeras equipes, poderão participar na Competição Internacional.
As equipes que participarão da Competição Nacional continuarão a ter orientação e acompanhamento por parte dos professores até ao final da competição. Eventuais equipes aprovadas na Competição terão transporte e diária custeadas pela coordenação do Global Management Challenge, conforme definido e disponível no site:  CLIQUE AQUI

Professores participantes: 

Patricia Guarnieri (coordenadora); Sílvia Araújo dos Reis, Caio Cesar de Medeiros Costa; Aldery Silveira Jr.; Elaine Rabelo Neiva; João Carlos Neves Paiva; Maria Amélia de Paula Dias; Edgar Reyes Jr.; José Marilson Martins Dantas; Nathalia de Melo Santos.

Como participar:

Acompanhar as redes sociais do ADM, será divulgada a chamada para as inscrições em junho/julho. 
Acesse o Facebook do ADM/UnB

EDIÇÃO 2017 - INSCRIÇÕES ABERTAS

A partir desse ano, resolvemos fazer via projeto de extensão, então os alunos participantes (que obtiverem no mínimo, 75% de frequência), obterão 60 horas de extensão no projeto "Laboratório de Empresa", as quais podem ser convertidos em créditos via "Atividades Complementares". Além dos créditos, os participantes receberão do GMC um certificado de participação com 40 horas (as quais não concederão créditos, pois tem o mesmo objeto e foco do projeto de extensão).

Temos 60 vagas para a participação da edição 2017, e os alunos que quiserem se inscrever devem acessar o SIEX: CLIQUE AQUI

Vocês devem se inscrever nos dois eventos "Ciclo de Palestras" e "Orientações", os dois completarão as 60 horas, não há como participar de um ou outro separadamente, inscrições nos eventos isolados serão desconsideradas. 

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. As inscrições serão encerradas dia 30-06.

Podem se inscrever alunos dos cursos: Administração, Economia, Contabilidade, GPP, Engenharia de Produção ou outras Engenharias e Gestão em Agronegócios. No ano passado, como fizemos via

O projeto tem foco totalmente prático e será baseado na utilização da plataforma de jogos de empresas do GMC Brasil, fornecido pela Ser Total.
Todos os alunos inscritos no projeto participarão da 1a fase da competição, para isso a turma será dividida em equipes de 03 integrantes, as quais terão também 1 professor orientador,  a qual assume o papel do board (diretoria) de uma empresa, tendo como meta administrar o Marketing, as Finanças, a Produção e os Recursos Humanos, de forma a elevar o valor de suas ações acima do de seus concorrentes.

Além de estimular a aquisição de conhecimentos específicos nas áreas citadas, a prática da competição ajuda os participantes a refletir sobre suas competências em Trabalho em Equipe, Tomada de Decisão, Habilidades de Influência e Comunicação. Os alunos que passarem da 1a fase, poderão participar das demais fases da competição, sem vínculo com o projeto.

Ao longo do semestre teremos alguns compromissos:

03-07 - das 17h30 às 18h50 - Reunião de apresentação e formação de equipes (Presença obrigatória), pois nessa ocasião serão formadas as equipes, as quais serão informadas à Coordenação no Brasil do Global Management Challenge - Quem não participar estará fora da competição, pois temos prazos. 

07-08 à 18-08 - Palestras com os professores orientadores sobre temas abrangidos na competição - Momento importantíssimo de interação com professores orientadores, no qual serão compartilhadas dicas, esclarecidas as dúvidas dos participantes. (Presença obrigatória, em no mínimo, 75% das palestras). 

Durante o semestre, serão agendadas reuniões de acompanhamento e avaliação (feedback equipes, professores orientadores), nas quais a presença também é obrigatória (75%), as datas e locais serão agendados posteriormente. 

Cronograma da competição: 

1a. Rodada - Eliminatória - à distância - 05 semanas.
Envio de Manual, Histórico 1, Login e Senha5 Setembro
Webinar de Introdução
1ª Sessão 12H00 (Horário de Brasília)9 Setembro
2ª Sessão 17H00 (Horário de Brasília)9 Setembro
RODADA TREINO
1ª Tomada de Decisão (teste) 14H00 (Horário de Brasília)12 Setembro
2ª Tomada de Decisão (teste) 14H00 (Horário de Brasília)19 Setembro
Webinar DÚVIDAS TREINO
1ª Sessão 12H00 (Horário de Brasília)23 Setembro
2ª Sessão 17H00 (Horário de Brasília)23 Setembro
1a RODADA OFICIAL
Redistribuicao de senhas (caso necessário)22 Setembro
1ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)26 Setembro
2ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)3 Outubro
3ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)10 Outubro
4ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)17 Outubro
5ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)24 Outubro
Webinar Debriefing 1a RODADA
1ª Sessão 12H00 (Horário de Brasília)28 Outubro
2ª Sessão 17H00 (Horário de Brasília)28 Outubro
2a RODADA OFICIAL
Histórico - Logins - Senhas31 Outubro
1ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)7 Novembro
2ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)14 Novembro
3ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)21 Novembro
4ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)28 Novembro
5ª. Tomada de Decisão - 14H00 (Horário de Brasília)5 Dezembro
Webinar Debriefing 2a RODADA
1ª Sessão 12H00 (Horário de Brasília)9 Dezembro
2ª Sessão 17H00 (Horário de Brasília)9 Dezembro

Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail profpatriciaunb@gmail.com


Comentários