Projetos


Projetos em andamento

Título: Estruturação do problema de decisão de seleção de fornecedores para aquisições e contratações públicas por meio da abordagem Problem Structuring Methods (PSM)
Apresentação: A legislação brasileira que regula as compras públicas baseia-se em uma abordagem híbrida por se basear tanto no preço como critério principal, fomentando a concorrência entre os participantes do certame, bem como por considerar variados aspectos durante o processo da compra, conforme previsto no artigo 15 da Lei 8.666/93. No entanto, a administração pública brasileira tende a adotar uma abordagem de seleção de fornecedores baseada apenas no aspecto preço. Por outro lado, a iniciativa privada possui total flexibilidade para gerir suas compras, e a tendência, com base no conceito de Supply Chain Management é o modelo baseado em parcerias na seleção de fornecedores, defendido por diversos autores como mais eficiente e eficaz no processo de aquisições, contra o modelo de licitação que tende a predominar no setor público. Considerar apenas o preço na aquisição de produtos ou serviços, nem sempre leva a decisões eficientes e equilibradas, pois a maioria dos processos decisórios envolve vários e frequentemente conflitantes objetivos, que conduzem a múltiplos critérios. Assim, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar a estruturação do problema de decisão de seleção de fornecedores para aquisições e contratações públicas por meio de uma abordagem PSM – Problem Structuring Methods.
Coordenador: Patricia Guarnieri
Fomento: Não

Título: Gestão da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no Brasil com base na Lei 12.305/2010 e no apoio multicritério a decisão
Apresentação: Iniciativas relacionadas com a gestão de resíduos eletroeletrônicos vêm adquirindo maior importância em todo o mundo. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada em 2010 e estabelece obrigatoriedade e as principais diretrizes para a gestão de resíduos e logística reversa. Dentre os resíduos citados no Art. 33, a implementação de redes de logística reversa para os resíduos dos produtos eletrônicos e seus componentes no Brasil é considerada um grande desafio, sendo juntamente com os resíduos de pilhas e baterias e lâmpadas fluorescentes, uma das redes menos estruturadas até o momento. O principal objetivo dessa pesquisa é analisar a gestão da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no Brasil por meio do uso de técnicas e modelos que contribuam para a tomada de decisões nessa área. Para o desenvolvimento de uma análise estratégica com base nos diferentes pontos de vista dos tomadores de decisão no que tange ao estabelecimento de redes reversas dos resíduos eletroeletrônicos no Brasil são necessárias técnicas, modelos e ferramentas que forneçam suporte aos gestores. Dentre elas, destacam-se os métodos da abordagem de apoio à decisão multicritério e de metodologias de apoio a estruturação de problemas, que abrangem os múltiplos critérios existentes nesse contexto de decisão e que precisam ser considerados, bem como os relacionamentos conflitantes entre os diferentes pontos de vista dos gestores envolvidos.
Coordenador: Patricia Guarnieri
Fomento: Sim - Edital Universal 2016 CNPQ - CLIQUE AQUI

Título: Caracterização e perspectivas de condomínios de armazéns rurais para o Distrito Federal e Entorno e Estado de Goiás: Um estudo multicaso
Apresentação: Através das vantagens que o país tem para o cultivo de grãos e principalmente para o cultivo da soja, houve um crescimento de produção que se supera a cada nova safra. Entretanto, mesmo com investimento para ampliar o espaço disponível para armazenagem, principalmente em áreas novas de plantio como no Centro­Oeste. Diante do do déficit de armazenagem existente país, relacionado ao aumento de produção de grãos, principalmente de soja, que ocorre a cada nova safra e também, no fenômeno crescente de estruturação de Condomínios de Armazéns Rurais no país, principalmente na região Sul, considera-­se importante analisar se outras regiões, reconhecidamente grandes produtoras atuam no mesmo sentido. Portanto, é importante estudar como este tipo de associação, denominada Condomínios de Armazéns Rurais se caracteriza e quais são as perspectivas para a estruturação destes no Distrito Federal e entorno e Estado de Goiás para a cultura de soja e outras culturas. Assim, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar as perspectivas para a estruturação de Condomínios de Armazéns Rurais no Distrito Federal e entorno e no estado de Goiás.
CoordenadorA: Patricia Guarnieri
Fomento: Sim - Fundação de apoio à Pesquisa do DF - FAP/DF - CLIQUE AQUI


Título: Licitações sustentáveis com a inclusão da logística reversa
Apresentação: Com a sanção da Lei 12.305 em 2010 que dispõe principalmente sobre a gestão integrada dos resíduos sólidos e a obrigatoriedade da logística reversa, empresas privadas e públicas têm buscado mudanças em seus processos para atender a Lei. Algumas empresas públicas tem adotado o conceito de licitações sustentáveis com a exigência de que os fornecedores se responsabilizem pela logística reversa. Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar como tem ocorrido a inclusão da logística reversa nos processos de aquisições públicas. Desta forma, se propõe a verificar quais critérios tem sido abrangidos pelas licitações sustentáveis, de que forma eles têm sido englobados, qual o escopo da logística reversa nos processos de aquisições, qual o entendimento dos órgãos normativos e fiscalizadores sobre essa inclusão, bem como o entendimentos dos gestores públicos sobre essa nova variável nas aquisições públicas.
Coordenadora: Patricia Guarnieri
Fomento: Não

Título: Um estudo dos processos de logística reversa e instrumentos utilizados por empresas do DF para adaptar-se às oportunidades e demandas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
Apresentação: Este projeto de pesquisa visa investigar as demandas e oportunidades advindas da exigibilidade da implementação da logística reversa, a qual ocorre por meio da Lei 12.305/10 e decreto 7.404/10 que tratam da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, bem como analisar os processos já realizados por empresas comerciais, industriais e/ou de serviços do Distrito Federal, em âmbito público e privado, de forma a identificar quais instrumentos estão sendo utilizados para a adequação à legislação.
Coordenador: Patricia Guarnieri
Fomento: Não

















Comentários